Beringela gratinada


Sei que já venho tarde... ainda aceitam o meu bom ano?Normalmente gosto de começar o ano com uma receita de salada, este ano não consegui arranjar nenhuma salada consistente que me surpreende-se, por isso, trago um gratinado que é algo confortante para combater este frio, acompanho com uma salada simples de espinafres bebé e morangos, que contrasta muito bem com o sabor da beringela. Não sou particularmente apreciadora deste legume, acho que depois de cozinhado fica com um aspeto pouco bonito e o sabor também não me cativa muito, mas como recebi umas quantas que ficaram perdidas da horta tardia dos meus sogros, tive de lhes dar uso rapidamente. A solução que para agrado te todos cá de casa, foi acrescentar-lhe queijinho, porque cá em casa reinam praticamente todos os queijos, até o mais novo adora.Esta publicação devia ter saído na primeira semana de janeiro, para começar o ano a partilhar uma receita nova como habitualmente faço, mas este ano comecei com uma grande constipação que mal me deixava abrir os olhos durante o dia, a publicação adiou umas semana peço desculpa! Mas cá estou eu a desejar a todos vocês um 2018 cheio daquilo que desejam, eu estarei por aqui, sem grandes regras e obrigações. Pois as vezes sabe bem voltar a repetir receitas passadas e comer sem ter de fotografar.Tudo de bom!




. Receita para 2 adultos e 1 bebé .

Ingredientes base:
2 beringelas grandes
1 fio de azeite
Sal, pimenta
Sumo de 1/2 limão
1 cebola pequena
2 cebolinhas
1 dente de alho esmagado
2 tomates grandes maduros
1 pimento

Ingredientes cobertura:
300 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha sem fermento
Sal, pimenta e noz moscada
Queijo mozzarella fresco

Pré-aqueça o forno a 180º.

Comece por cortar as beringelas em fatias finas (caso queira que o processo de cozedura seja mais rápido descasque as beringelas antes de as cortar, eu não o fiz, e achei que a casca ficou um pouco dura), unte as fatias com o sumo do limão, 1 fio de azeite, sal e pimenta e deixe a "marinar" enquanto prepara o restante.

Leve ao lume uma caçarola própria para ir ao forno, um fio de azeite, 1 cebola picada, 2 cebolinhas, 1 dente de alho esmagado e um pimento cortado fininho. Leve ao lume sem parar de mexer até a cebola ficar translúcida. Junte os tomates cortados em cubos e sem casca, deixe mais uns minutos ao lume e reserve.

Num caçarola pequena, leve ao lume o leite, a manteiga e os temperos. Vá mexendo com a vara de arames e quando estiver a ferver, junte a farinha e não deixe de mexer até atingir a consistência desejada (cremosa como uma massa de crepes).

Na caçarola, coloque as fatias da beringela por cima da cama de pimento e cebola, regue com o molho e por cima coloque queijo mozzarella a gosto.

E leve ao forno durante 20 minutos ou até a cobertura ficar bem dourada.

Sirva com uma saladinha a gosto.




2 comentários:

  1. Bonito pensamento de Séneca. Tenha um bom ano.

    ResponderEliminar
  2. Dica maravilhosa! Obrigada por compartilhar! :)

    ResponderEliminar