Massa com sapateira


Não sou uma pessoa que era capaz de viver só numa estação do ano, gosto de todas elas, claro que do inverno gosto menos, principalmente daquelas semanas em que chove dia e noite. Mas não fico deprimida quando ele começa. Custa-me mais largar o verão e entrar no outono, por exemplo. Custa-me largar as sandálias e voltar aos sapatos fechados, e as meias? É do me mais me custa habituar a calçar. Sou daquelas pessoas que nos primeiros dias mais frios ainda vai de sapato aberto e sem casaco para a rua, a rapar um frio do caraças, só porque não se quer render à chegada oficial do frio. 

Pronto o outono é lindo, as cores, os cheiros... mas sempre me custou muito a sua chegada repentina.

A receita de hoje é um bom exemplo disso, com chegada do outono chegam os dias mais frios em que já se sente a falta de um bom estufado ou uma comida mais quente a perfumar a cozinha, depois pelo meio, há uns dias cheios de sol que ainda dão para sair à rua com uns calções sem parecer mal, um pouco como o fim de semana que passou que foi bem bom.
Nos dias assim aproveito para chamar o verão mais um bocadinho cá a casa, é o "esticar a corda" até não puder mais. Hoje trago uma receita com cheiro a verão, com o sabor da sapateira que é maravilhoso e faz magia onde quer que toca. É um massa bem simples, que tanto se pode comer fria, como morna.

Aqui vai a receita e votos de uma semana com muitos raios de sol!


. Receita para 4 pessoas .

Ingredientes: 
1 sapateira
1 fio de azeite
1 talo de aipo (tamanho do dedo polegar)
4 dentes de alho
1 pimento vermelho pequeno
1/2 pimento verde
250 de massa integral a gosto
1/2 molho de coentros frescos
150 ml de creme frêiche
Sal e pimenta de moer
sumo de 1/2 limão q.b.

Comece por cozer a sapateira (reserve o caldo da cozedura) e retire todo o miolo da mesma e desfie um pouco.

Coza a massa com a água da cozedura da sapateira, umas pedras de sal e um fio de azeite.

Entretanto numa wok com um fio de azeite, coloque o aipo aos cubos, os dentes de alho picados e deixe refogar uns minutos, junte os pimentos e os talos dos coentros e envolva.

Quando a massa tiver "al dente", escoe e junte à wok (reservando um pouco do caldo de cozedura) Envolta a sapateira com a massa e caso sinta que esteja muito seco, adicione uma ou duas colheres de sopa do caldo da cozedura e envolva com cuidado.

Por fim junte o creme frêiche, verifique os temperos, regue com o sumo de 1/2 limão e os coentros picados.


1 comentário:

  1. Desejaste muitos raios de sol e aqui vieram eles!
    Custa, de facto custa muito passar a usar meias, largar os sapatos abertos e as sandálias! Mas hoje estou com elas! 33 graus? Parece que o Verão voltou! (À noite quando sair vou-me arrepender, eu sei!)
    Quanto à massa está fantástica :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar