Salsifis com presunto e pera

Então afinal o que é o salsifi, se querem uma resposta honesta, não sei :) Li que é uma raiz e que era da salsa, mas não sei bem! Talvez me dêem vocês a resposta correcta.

Basicamente vi à venda num cabaz da quinta onde compro os meus legumes e disse cá para mim, desta semana não escapas. Já tinha visto a ser usado em algumas receitas francesas e sempre fiquei curiosa ao que saberia. No entanto, acabou por permanecer na gaveta do meu frigorifico ainda algumas semanas, a falta de tempo foi a grande culpada, malvada!

Não é algo lá muito apelativo, (esqueci-me de tirar uma foto em cru para vos mostrar) - mas podem ver aqui que o aspecto é igual ao que comprei. Parece mesmo uma raiz, é um pouco feio e com a quantidade de terra que tinha em cima ainda o fazia menos apelativo. 

Num fim-de-semana passado lá decidi pegar nele e fazer alguma coisa, assim um pouco como a patisnaca o sabor não de seduziu à primeira. Fiz um puré e não adorei o sabor, achei demasiado forte! À segunda saiu este salteado simples, juntei-lhe a pêra que veio dar um adocicado muito bom à receita e o presunto. O que dizer do presunto? Tudo onde toca vira maravilha, não é? :) 

Por isso caso se cruzem com o salsifi por aí, arrisquem e tragam algum para a vossa cozinha. Eu a primeira vez que comi patisnaca também não gostei lá muito, agora compro todos os meses para dar um toque especial às sopas do meu filho, uso só um bocadinho em cada sopa e fica logo um puré com um sabor diferente, ele adora e nós também. Porque já todos comemos a mesma comida, ufa!

Aqui vai a receita para os mais curiosos.

. Receita para 2 pessoas .

Ingredientes:
6 talos de salsifis
4 fatias de presunto
2 colher de sopa de manteiga
1 pera com casca
Sal q.b.
Pimenta verde q.b.
 1 colher de sopa de cebolinho fresco
2 talos de tomilho laranja

Comece por lavar e descascar o salsifis, um pouco como se faz com a as cenouras.

Numa panela com água, sal e 2 talos de tomilho laranja é um fio de azeite leve à fervura, adicione o  salsifis e coza-os cortados da maneira que mais gostar,  durante pelo menos 15/20 minutos.

Retire do lume, escorra e reserve.

Numa frigideira anti-aderente coloque o presunto, sem qualquer tipo gordura adicional, cortado em pedaços muito finos (tipo o caldo verde). Deixe fritar até ficar bem seco, retire e coloque num papel de cozinha absorvente.

Na mesma frigideira, adicione a manteiga, a pera sem o caroço, cortada em fomos e com a casca e deixe calamelizar. Quando esta estiver meia cozida adicione o salsifis e a restante margarina e envolta mais uns minutos em lume baixo.

Tempere com sal e pimenta, junte o presunto e desligue o lume. Convém que o presunto não fique muito tempo ao lume, para não perder o crocante.

Junte o cebolinho e delicie-se!




5 comentários:

  1. Sandra minha fofa,
    Estava ansiosa por ver o que terias feito com o salsify e adoro a sugestão que nos deixas!!
    Sim, presunto torna tudo melhor e esta tua receita é excelente.
    Salsify não tem nada a ver com salsa.
    Na verdade, é um vegetal de Inverno e pertence à família de uma erva daninha o "dandelion" (não sei a tradução de dandelions para português...).
    Já comi muito em restaurantes, preparado de várias maneiras e adorei, mas infelizmente, nunca encontrei fresco assim, para fazer em casa.
    Gosto deste vegetal, porque sabe a ostras e como adoro ostras, não podia não gostar...
    Adorei quando o vi no teu cabaz do insta stories e adoro a forma como o preparaste.
    Beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto. Não conheço essa "planta" salsifis.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Ora cá vim eu espreitar
    Fiquei a conhecer mais um tubérculo vou guardar a receita caso me cruzr com ele
    Tem muito bom aspecto as fotos
    Obrigada pela informação!
    Um bom dia para ti
    Um abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra :)
    Nunca tinha sequer ouvido falar mas pelo aspecto ia já :P
    Faz lembrar batata frita.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21.2.18

    Chama-se escorcioneira em português. Salsify em inglês. Salsifis está incorrecto.

    ResponderEliminar