Limonada de amoras e mirtilos



O post de hoje é muito especial para mim, não pela receita em si  (trata-se de uma simples limonada) mas, porque em cinco anos de blog só houve uma outra ocasião em que publiquei uma receita que não era minha. Podem encontrar essa receita aqui, já tem alguns anos e, foi uma criação do meu marido que, das poucas vezes que cozinha, consegue que fique sempre delicioso. 

Hoje a cozinheira em destaque é a minha sobrinha Catarina de 8 anos. 

Antes das férias do verão, estávamos reunidos aqui em casa e para acompanhar este bolo, sugeri-lhe que fizéssemos uma limonada.

Ela, rapidamente foi agarrar numa cadeira e dirigiu-se à bancada, cheia de energia. Disse-lhe a fruta congelada que tinha para ela puder escolher e ajudei-a com as quantidades. O resto ela fez tudo sozinha, até foi buscar as folhas de manjericão à minha varanda.

Sinceramente não pensei em pôr a limonada no blog, mas ela, tanto insistiu que lá acabei por ceder. Foi inclusivé escolher o pano, as tábuas, as palhinhas e este é o resultado final. 


A Catarina é a única sobrinha (menina) que tenho, apesar de ser tia já desde o ano e meio de idade (é o que dá ser a irmã mais nova e que nem era para ter vindo). Os meus sobrinhos eram rapazes e nunca gostei que me chamassem de tia, porque éramos todos praticamente da mesma idade mas, esta menina veio dar uma grande alegria à família pois chegou na altura certa para todos nós. Revejo-me muitas vezes nas suas brincadeiras, pois ela é também completamente fanática pelo imaginário dos vampiros e bruxas, e, ao mesmo tempo adora o cor-de-rosa.

Como eu sei que ela já sabe ler, gostava muito de lhe dizer que é a "víbora" mais fofinha que eu conheço e que espero um dia, daqui a muitos anos, ser eu a beber esta limonada na sua casa.



Ingredientes (1 litro)
1 limão
60g de amoras (usei congeladas)
60g de mirtilos (usei congeladas)
800ml de água fresca
3 colheres de sopa de açúcar de coco
6 folhas de majericão

Colocar na bimby/liquidificadora o limão cortado em 4 partes (com casca), os mirtilos, as amoras  e a água. Pressionar no botão turbo ou na velocidade máxima durante 1 minuto.



Coar tudo com um passador bem fino e colocar numa jarra. Adicionar o açúcar ou adoçante (como preferir), por fim o gelo e as folhas de manjericão.

Levar ao frigorifico até servir e adicionar mais uns cubos de gelo se necessário.

19 comentários:

  1. Opá adorei o teu post! nem imaginas a sorte que tens :) eu sempre sonhei ter sobrinhos mas pronto é um dos males dos filhos únicos hehe fico à espera dos filhos dos amigos :) lindas as fotos e acho que a Catarina daqui a uns anos vai ter um blogue bem mais giro que o teu :P ela tem jeito! beijinhos para as 2 :D

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8.10.14

    Olá, Boa tarde :)
    Eu sou um dos sobrinhos que não chama a Tia de Tia :)

    Passei só para mandar um beijinho e que estou muito contente por falares um pouco da família.

    Very Proud :) *

    Beijinho do Sobrihno mais magrinho e simpático

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magrinho e simpático?.... hmmm não estou a ver qual é, Biscoitinho? LOL

      Eliminar
  3. Se a Catarina seguir as pisadas da tia vai ser com certeza uma óptima cozinheira e uma grande mulher. Um bjinho muito grande

    ResponderEliminar
  4. Por cá temos muitos sobrinhos mas são todos postiços. É o q dar ser-se filho único.adorei saber q tanto tu como a Catarina são fas de bruxas e vampiros. Eu tb. Desde bem pequenina! Mas nunca gostei mt de cor de rosa, lol

    ResponderEliminar
  5. Ohh pá... derreti! Adorei este teu post! Dos melhores de sempre. Um beijinho enorme para a Catarina, que eu bem sei que ela amou fazer essa limonada! :D

    ResponderEliminar
  6. Que delicioso post,....ai essa limonada!
    Beijinhos :)
    Espero por ti em:
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Muito bem... adorei!
    O próximo passo é ser ela a tirar as fotografias. A escola da tia é a melhor escola :-)
    Beijinhos
    C

    ResponderEliminar
  8. Adorei o teu post avemos de fazer mais. Beijinhos da tua sobrinha(vibora).

    ResponderEliminar
  9. Que bem! Adorei tudo neste post :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. E que boas escolhas que ela fez :) As fotografias ficaram lindas!!
    Acho que a Catarina pode ir dar uma mãozinha na cozinha de vez em quando!
    Deve ser tão bom ter sobrinhos :)
    A limonada ficou linda!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Que post tão bonito e fofinho :) e essa limonada deve ser mesmo deliciosa! *

    ResponderEliminar
  12. Olá, Boa tarde :)
    Eu sou mais um dos sobrinhos que não chama a Tia de Tia :)

    Adorei o post, a minha priminha mais linda agora já é famosa também <3


    Beijinho do sobrinho mais fofinho, mais lindo e mais simpático de todos!

    ResponderEliminar
  13. Adorei o post, Sandra! É tão bom ser tia! Tenho 4 sobrinhos, bem mais novos do que eu, mas também não me chamam tia, nem sequer Teresa, usam um diminutivo fofinho ;)
    Um brinde com esta limonada linda aos sobrinhos e às tias (mesmo as emprestadas!)
    beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  14. Que lindo!!! E olha que parece deliciosa. A Catarina já tem talento! Rs.
    Tenho somente 1 sobrinho de 3 anos, o Joaquim, e me derreto toda quando ouço um "titia" e é pra mim. <3

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada a todas pelas bonitas palavras, a Catarina está toda vaidosa...Acho que daqui para a frente vai querer entrar em todos os posts :) beijos

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito deste post, tão cheio de carinho e amor. Dos posts mais lindos que te vi escrever.
    A Catarina já se vê que sai à tia :)
    Deve ser tão bom ser tia, e eu nunca vou poder ser. Vou arranjando sobrinhos emprestados.
    Um beijinho às duas.

    ResponderEliminar
  17. É um outuno ainda com sabor a verão :)

    ResponderEliminar
  18. A Catarina bem que pode estar orgulhosa Sandra, pois esta limonada tem um aspecto divino e já vejo que tens sucessora na cozinha e cuidado, pois os discípulos costumam superar os mestres, lol!!
    Um beijinho ás duas,
    Lia.

    ResponderEliminar